O Governo do Rio de Janeiro anunciou um amplo esquema de segurança e serviços para o aguardado show da cantora Lady Gaga, que acontece neste sábado (3/5) na Praia de Copacabana. A expectativa é de que o evento reúna cerca de 1,6 milhão de pessoas, sendo considerado um dos maiores já realizados na orla carioca.
A operação especial foi detalhada durante coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), nesta segunda-feira (28). Mais de 5.300 profissionais — entre policiais militares, civis, bombeiros e agentes de programas como Segurança Presente e Lei Seca — estarão atuando para garantir a segurança do público, moradores e turistas.
Segurança reforçada do Leme ao Aterro
A Polícia Militar deslocará 3.300 agentes, que estarão posicionados em pontos estratégicos com 70 viaturas, 48 motopatrulhas e 78 torres de observação. Além disso, haverá policiamento específico na faixa de areia, com cinco tendas de apoio. O uso de drones e câmeras de reconhecimento facial também será intensificado, com 12 novos equipamentos ao longo da Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Um “cinturão de segurança” será montado do Leme até Copacabana, com 18 pontos de bloqueio e revista. Haverá inspeção com detectores de metal nas estações de metrô Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo. O túnel Coelho Cintra também será monitorado.
Policiamento civil e atuação especial nas delegacias
A Polícia Civil contará com 1.500 agentes, com reforços nas delegacias da Zona Sul, do Centro, e nas especializadas, como DEAT (Turismo), DECRADI (Crimes de Intolerância) e DPCA (Infância e Juventude). O esquema se estenderá até as 5h da manhã de domingo (4/5).
A Secretaria de Administração Penitenciária atuará com monitoramento em tempo real dos indivíduos com tornozeleira eletrônica, além de reforço nos plantões nos complexos prisionais.
Lei Seca e Segurança Presente com operação ampliada
Durante o feriado, as blitze da Lei Seca serão intensificadas, principalmente na Região Metropolitana, com ações educativas para alertar sobre os perigos da combinação álcool e direção.
O programa Segurança Presente também será reforçado em Copacabana, com 80 agentes e 40 viaturas, cobrindo os principais acessos à praia e hotéis.
Bombeiros em prontidão total
O Corpo de Bombeiros contará com 400 militares em atuação terrestre, marítima e aérea. Doze postos de guarda-vidas estarão operando ao longo da praia, além de equipamentos como ambulâncias, quadriciclos, motos aquáticas, barcos e viaturas de resgate.
Impacto no turismo e economia
O show já movimenta o setor turístico. Segundo a Secretaria de Turismo, houve aumento de 26% no número de passageiros e 19% nos voos em relação ao mesmo período do ano passado. A ocupação hoteleira na região já ultrapassa 80%, e a rodoviária Novo Rio deve receber mais de 200 mil passageiros na semana do evento.
O Aeroporto do Galeão deve registrar mais de 360 mil passageiros, sendo mais de 100 mil internacionais. Além disso, 50 embarcações estão previstas para assistir ao show direto do mar.
Investimento em cultura com retorno garantido
Com investimento de R$15 milhões via Lei de Incentivo à Cultura, este será o maior aporte já feito em um único evento pelo Estado. De acordo com a Secretaria de Cultura, cada real investido na área retorna R$6,51 à economia fluminense, conforme estudo da FGV.