Ad image

Calor extremo mantém Rio no nível 3 e máxima pode chegar a 41 °C nesta segunda

Calor extremo mantém Rio no nível 3 e máxima pode chegar a 41 °C nesta segunda
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro permanece nesta segunda-feira (12) no terceiro nível do Protocolo de Calor, com temperaturas muito elevadas e máxima prevista de 41 °C. O cenário pode levar ao novo recorde de dia mais quente do ano, superando os 40 °C registrados no domingo (11), segundo dados do Sistema Alerta Rio.

Ainda pela manhã, até as 10h30, a média das estações monitoradas pela prefeitura já indicava 36,2 °C. Em áreas afastadas do litoral, a umidade relativa do ar mínima pode variar entre 21% e 30% durante a tarde, índice considerado crítico para a saúde.

- Publicidade -

No domingo, os termômetros marcaram 40 °C às 14h25 em Santa Cruz, na Zona Oeste, maior temperatura do ano até agora. A cidade está oficialmente em nível 3 desde sábado (10), condição caracterizada por índices de calor entre 36 °C e 40 °C por pelo menos três dias consecutivos.

O estado do Rio de Janeiro contabilizou 1.597 atendimentos médicos relacionados ao calor entre os dias 1º e 11 de janeiro. De acordo com o governo fluminense, os casos foram registrados nas 27 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que integram a rede estadual de saúde.

Rotina alterada no Centro e nas praias

Com o calor intenso, itens como bonés, óculos escuros, garrafas de água e até sombrinhas passaram a fazer parte da rotina de quem circula pelo Centro do Rio. No fim de semana, praias e áreas de lazer ficaram lotadas.

Em Copacabana e no Arpoador, a faixa de areia foi ocupada desde cedo por barracas e cadeiras. O movimento intenso levou a Secretaria Municipal de Assistência Social a reforçar ações preventivas. Apenas no Arpoador, cinco crianças se perderam de seus responsáveis até o início da tarde de domingo. Agentes distribuíram pulseiras de identificação para facilitar o contato com as famílias em casos semelhantes.

Previsão indica calor persistente e chuva isolada

A previsão para os próximos dias aponta manutenção do calor ao longo da semana, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas no fim da tarde e à noite.

Na terça-feira (13), a temperatura deve variar entre 21 °C e 39 °C. Na quarta (14) e quinta-feira (15), as máximas ficam em torno de 36 °C, com mínimas entre 20 °C e 21 °C. Já na sexta-feira (16), os termômetros podem marcar entre 20 °C e 37 °C. Os ventos devem soprar moderados, e o céu deve variar de parcialmente nublado a nublado.

Riscos à saúde e recomendações

O calor intenso e a baixa umidade do ar aumentam o risco de problemas como estresse térmico, desidratação, insolação — inclusive na sombra —, alterações na pressão arterial, ressecamento de olhos e pele e queimaduras solares.

As autoridades recomendam:

  • Beber água com frequência
  • Evitar exercícios ao ar livre entre 10h e 16h
  • Usar protetor solar
  • Utilizar soro nos olhos e no nariz em caso de ressecamento
  • Manter ambientes ventilados
  • Evitar queimadas e a queima de lixo

O monitoramento segue ativo, e novos alertas podem ser emitidos caso o cenário de calor extremo persista ou se intensifique.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile