Ad image

Daniel Alves deixa prisão na Espanha após 14 meses

Mídia Povo
Daniel Alves deixa prisão na Epanha ao lado da sua advogada, Inés Guardiola.
Ao lado da sua advogada, Inés Guardiola. Daniel Alves deixa o Centro Penitenciário Brians 2, na Espanha.
- Publicidade -

Daniel Alves foi liberado do Centro Penitenciário Brians 2 nesta segunda-feira após pagar uma fiança de 1 milhão de euros. Ele aguardará em liberdade provisória enquanto a Justiça espanhola analisa os recursos da sentença por estupro. A decisão de soltura veio cinco dias após a aprovação do pedido de liberdade provisória pela defesa do jogador.

Condenado a quatro anos e meio de prisão, Alves passou 14 meses em prisão preventiva antes de ser liberado por volta das 12h25 (horário de Brasília) desta segunda-feira, acompanhado de sua advogada e de um amigo.

- Publicidade -
Ad image

Para evitar a possibilidade de fuga, o tribunal determinou que Alves entregasse todos os seus passaportes, além de outras condições, como um afastamento de 1km da vítima e apresentação semanal ao tribunal. A decisão pela liberdade provisória foi tomada por maioria de votos na 21ª Seção do Tribunal de Justiça de Barcelona, ​​após cinco negações anteriores.

O tribunal considerou que o processo poderia se estender além da metade da pena de prisão efetiva ou do tempo máximo para prisão preventiva na Espanha, devido aos recursos apresentados por todas as partes. Daniel Alves levou cinco dias para conseguir levantar o montante da fiança e, após a transferência do valor para a conta do tribunal, recebeu instruções para sua liberação.

A defesa do jogador buscou um empréstimo bancário para pagar a fiança, já que outros bancos se recusaram a colaborar por questões de reputação. Um voto contrário à liberdade provisória foi registrado, argumentando que a prisão preventiva deveria continuar até metade da pena devido ao risco de fuga. Agora, espera-se que os recursos na sala de apelação do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha sejam deliberados nos próximos meses, enquanto todas as partes envolvidas recorreram da sentença.

O caso ainda pode ser levado ao Tribunal Supremo da Espanha. Daniel Alves foi acusado de agressão sexual a uma mulher de 23 anos em Barcelona em dezembro de 2022. Após um julgamento de três dias, em fevereiro de 2024, o Tribunal de Justiça de Barcelona anunciou uma sentença de quatro anos e meio de prisão mais cinco anos de liberdade vigiada.

- Publicidade -
Compartilhe este artigo